A capital do turismo internacional da República Dominicana, é o lugar dos sonhos, em que se pode curtir visuais de cartões-postais sem se preocupar com nada em seus 8 quilômetros de praias de areia branca, coqueiros e mar encantadoramente azul.
São mais de trinta resorts instalados na ponta leste do país, a maioria funcionando no sistema all-inclusive, que garante hospedagem e alimentação.
A culinária não chega a ser um esplendor (principalmente a dos resorts mais populares), mas, como normalmente há mais de um restaurante por hospedagem – com diversas opções de pratos –, sobrevive-se bem.
O impressionante complexo de Punta Cana traz uma sequência de hotéis lado a lado, com a possibilidade de circular entre eles – uma reunião de luxos que vão de piscinas e spas a campos de golfe. Cassinos e boates animadas ao ritmo de merengue, bachata e reggaeton mantêm o pique dos visitantes à noite. Com tantos atrativos, a tentação de ficar o tempo todo no território dos hotéis é grande, mas seria um erro deixar de aproveitar também os passeios pelas ilhas e praias próximas, com chance até de nadar com golfinhos.
Informações importantes:
Línguas: Espanhol
Moeda: Peso Dominicano
Como ligar para o Brasil: 1800-751-8500
Visto: Não é necessário. Deve-se obter o cartão de turismo, pago no aeroporto na hora da chegada (US$ 10)
Embaixada oficial no Brasil:
Consulado do Brasil Av. Winston Churchill, 32, 2º piso, Ed. Franco Acra y Asociados, Santo Domingo Telefone: 809 532-0868
809 532-0868
Melhor época para visitar: Quase sempre faz calor na República Dominicana. A temperatura varia de 20ºC a 35ºC durante o ano. Na época mais agradável, de dezembro a abril, os termômetros ficam na faixa dos 25º. Os melhores meses para fugir dos preços altos e da muvuca são maio e junho. Prepare-e para ventos fortes de julho a novembro – é o período em que aumenta o risco de furacões.
Dicas:
Para começar, aproveite tudo o que o seu resort oferece. Você veio para cá por que é all-inclusive, lembra? Explore a praia em frente: aquele mar perfeito também está incluído no seu pacote.
Querendo pôr a mão no bolso, passeios não faltarão. Mas note que, enquanto as diárias dos resorts de Punta Cana regulam ou são mais em conta que as do Brasil, os preços dos passeios são bem mais salgados do que os nossos. É difícil um passeio que custe menos de 80 ou 100 dólares por pessoa.
O mais procurado é o passeio à Ilha Saona, que na volta pára numa piscina natural. Você é levado de ônibus até Bayahibe, de onde saem os catamarãs. (De Bayahibe também saem passeios a outra ilha de praias perfeitas, a Ilha Catalina)
Muitos passeios permitem interação com animais marinhos. Na Dolphin Island você nada com golfinhos, tubarões, arraias e leões marinhos. No Marinarium, um parque marinho, há corais, tubarões e arraias. Já o Reef Explorer é um deck flutuante perfeito para fazer snorkel entre corais, tubarões e arraias.
Ainda em alto mar, o Seaquarium permite uma caminhada no fundo do mar usando um capacete ligado a um tanque de oxigênio. E o Bávaro Splash faz você viver a experiência de dirigir sua própria lancha do 007.
Comer e beber são os maiores passatempos em Punta Cana. A boca livre do sistema all-inclusive leva a isso: quando você se dá conta, está há uma semana beliscando e bebericando sem parar.
Lembre-se que, no sistema all-inclusive, é você que vai atrás da sua comida e da sua bebida.
Os restaurantes à la carte normalmente exigem reserva e o uso de calça comprida e sapato fechado para homens. No check-in você será informado da política de reservas.
Em alguns resorts, os hóspedes precisam ir à mesa do "guest relations" num horário determinado para fazer a reserva. Caso você não esteja a fim de interromper o seu lazer para entrar numa fila, não esquente. Os restaurantes à la carte existem para você brincar de sair à noite, se vestir e tal.
Para escolher o hotel, leve em consideração a diferença entre as praias. Quanto mais para o leste, mais calmo é o mar, o ano inteiro. As praias mais longe do aeroporto, como Macao, podem apresentar ondulações. O mar é mais calminho no trecho da praia de Bávaro abaixo do vilarejo de El Cortecito, e também em Cabeza de Toro
É muito difícil conciliar o sistema all-inclusive com alto luxo, e dois resorts de Punta Cana conseguem: o Paradisus Palma Real, em Bávaro, e o Iberostar Grand Bávaro, em Arena Gorda, que oferece uma experiência superior à dos Iberostars brasileiros.