Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

DICAS PARA FUGIR DE ROUBADAS EM VIAGEM



Há vários pequenos incômodos aos quais você deve estar atento para evitar entrar em roubadas naquela tão sonhada viagem.
Sempre questione seu agente de viagens, pois algumas ele pode resolver pra você; enquanto outras  ele te orienta a quem recorrer.

Veja  dicas:

Overbooking
O overbooking (venda de passagens acima da capacidade da aeronave) é uma prática institucionalizada entre as empresas aéreas no mundo inteiro. Se não quiser arriscar ficar fora do avião, confirme sua reserva, faça o check-in on-line (se a companhia permitir) ou chegue ao aeroporto uma hora antes do horário recomendado – duas horas nos voos nacionais e três nos internacionais.

 

Reserve assento
Para não cair nos indesejados assentos do meio, especialmente nos voos longos, não se esqueça de marcar seu assento quando fizer a reserva – ou pedir à agência de viagens que o faça

 

Cartão de crédito
Não deixe de avisar a seu banco das datas de suas viagens a fim de já ter o cartão de crédito internacional liberado para uso quando precisar usá-lo em sua viagem ao Exterior. É muito desagradável passar aperto simplesmente por conta desta pequena burocracia.

 

Olho no limite
Além disso, por falar em cartão de crédito, seja realista. Não gaste mais do que você pode pagar no vencimento do cartão, senão a viagem de sonhos pode virar pesadelo. Também não esqueça do IOF, que acrescenta 6,38% em tudo que você comprar no Exterior.

 

Desconfie
Se alguém lhe oferecer roteiros, programas e ofertas muito fora da realidade, especialmente profissionais autônomos ou empresas desconhecidas nos destinos, desconfie.

 

Hotel
Não confie sempre nas fotos que você vê nos sites dos hotéis, especialmente dos próprios, quando você não conhece o empreendimento. Confira a opinião de usuários como você em sites como o Tripadvidor.com 

 

Horários
Cheque os horários dos pontos turísticos que você quer ir. Tenha certeza que os museus e outros atrações estarão abertos no dia que você planeja visitar – muitos deles fecham um dia da semana. Além disso, garanta que você chegue às atrações com tempo para vê-las e não perto da hora de fechar. É triste deixar meia hora para visitar a Capela Sistina em Roma e descobrir que você precisa de meia hora só para andar até sua entrada.

 

Táxis
É sempre bom, em quase qualquer lugar do mundo, indagar ao motorista sobre o preço aproximado da corrida para onde você quer ir. Taxista bandalha é relativamente comum em vários destinos. Se estiver em aeroportos, hotéis ou shoppings, dê preferência para os veículos cadastrados.

 

Telefonemas do quarto
Fazer ligação internacional do quarto do hotel, achando que está ligando rapidinho, pode ser uma facada – em geral ligar do empreendimento é muito caro. Além disso, esteja atento às tarifas do celular para não ser surpreendido na volta com uma conta de roaming proporcional aos gastos nos cartões de créditos.

 

Câmbio
Não se esqueça que é importante trocar um pouco de dinheiro local, quando você não viaja para um destino como os EUA ou à Europa, em que você já costuma chegar com a moeda local em mãos. Use casas de câmbio cadastradas – como as encontradas em aeroportos –, saiba que o câmbio nos hotéis costuma ser um pouco menos favorável ao visitante e desconfie de grandes facilidades para trocar dinheiro, para não ganhar notas falsas como lembrança da viagem.

 

Imigração
Tenha um discurso coerente na Imigração e saiba que, de um modo geral, eles não querem complicar a sua vida, apenas se desconfiarem de que algo está errado. Se seu visto é de lazer, sua viagem deve ser exclusivamente a passeio e isso deve ficar claro para o oficial da Imigração. Tenha em mãos o endereço do hotel e seu cartão de assistência internacional, uma condição cada vez mais comum para que os países recebam bem o passageiro.

 

Celebridade na Broadway
Se for assistir a shows da Broadway, em Nova York, pensando nos atores-celebridades principais, como, por exemplo, Ricky Martin no papel de Che Guevara, em Evita, cheque se ele não está de folga no dia em que você planeja ir. É comum troca de elenco nas peças. Veja informações no próprio teatro e também nos sites das peças.

 

Idioma
Não conte com o fato de que sempre haverá alguém falando português onde você for. Com exceções, o ideal é garantir com idiomas como inglês e espanhol, ou contar com seu talento para se comunicar sem palavras.

 

Endereço
Até se familiarizar com o ambiente, leve sempre um cartão ou folheto do hotel com o endereço do estabelecimento. Assim, será mais fácil você mostrar para o taxista para voltar ou pedir informação se precisar de dicas para voltar para lá.

 

Viajar sem seguro
Não se esqueça de solicitar sempre, ao viajar, seu seguro de assistência internacional. Usar serviços médicos no Exterior costuma ser bastante caro – e você não vai gostar de economizar nas compras porque deixou de incluir esse item no seu planejamento. O barato, aí, pode sair muito caro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário